Affenpinscher

Affenpinscher

Características da raça

Ativo como um bom terrier, o Affenpinscher ainda é pouco conhecido no Brasil. Inteligente, brincalhão e afetuoso, é um cão de companhia ideal para famílias que apreciam muita diversão.

Sua pelagem é de cor preta e tamanho médio, devendo ser escovada regularmente e tosada a cada três meses.

Diferente dos demais terries, o Affenpinscher convive relativamente bem com outros cães e animais de estimação.

Histórico

O nome Affenpinscher vem do alemão affen, que significa macaco, e pinscher, que significa terrier. Esta raça é uma das mais atingas dentre os cães chamados toys, tendo surgido por volta do século XVII. Pouco se sabe sobre sua origem, que foi registrada na Alemanha, onde era costume utilizar pequenos terriers para caçar ratos nos estábulos e nas cozinhas.

Acredita-se que esses pequenos cães, que também atuavam como companhia das famílias, tenham posteriormente feito cruzamentos com Pug e outros pinschers alemães, dando origem ao Affenpinscher tal como é conhecido atualmente.

Perfil Clínico

O Affenpinscher está propenso a apresentar luxação de patela (osso correspondente ao joelho humano), quadro em que ocorre um deslocamento desta parte do corpo. É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter uma regressão espontânea. Em casos graves, é necessário procedimento cirúrgico. O tratamento varia de descanso absoluto até reconstrução cirúrgica da articulação.

Resumo das características

Nacionalidade: Alemanha
Porte: Miniatura
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Fácil
Grau de Proteção: Moderado
Espaço Necessário: Pequeno
Altura Mín. – Max.: 24cm – 28cm
Peso Mínimo: 3 kg
Peso Máximo: 4 kg
Nível de Energia: Alto
Exercícios Diários: 30 minutos
Cor: Preto ou Cinza
Tipo de Pêlo: Médio, arame
Troca de Pêlo: Frequente
Tosa: Sim