Afghanhound

Afghanhound

Características da raça

Elegante, com uma expressão oriental e um tanto aristocrata, o Afghanhound é considerado “o rei dos cães”. É apegado ao dono, mas não o demonstra freqüentemente, o que faz com que seja considerado independente e com um “temperamento felino”. Reservado com estranhos, é gentil com crianças, mas pode não ser interativo o suficiente para suas brincadeiras.

O Afghanhound convive com outros pets tranqüilamente dentro de casa, mas pode querer caçar pequenos animais quando solto ao ar livre. Com porte grande, deve preferencialmente ser criado em áreas espaçosas. A raça adapta-se bem a qualquer tipo de temperatura — o que não significa que deva ser criada fora da casa, longe do convívio familiar.

Sua pelagem longa requer escovação a cada três dias para que se mantenha sedosa, mas não requer tosa. Pode-se fazer trimming no dorso e pescoço, onde a pelagem é mais curta e lanosa.

Outra característica marcante na raça é a expressão oriental e o olhar distante, como se estivesse recordando os tempos passados. Daí vem a frase muito comum entre os criadores: “Um Afghan nunca olha para você, e sim através de você.”

Histórico

O Afghanhound é uma das raças de cães mais antigas, cujas referências datam de aproximadamente 300 a.C. em papiros egípcios. Não há registros sobre a chegada da raça ao Afeganistão, onde foi desenvolvida e permaneceu isolada do mundo ocidental durante séculos.

O desenvolvimento do Afghanhound se deu principalmente por povos nômades, que o utilizavam na caça a gazelas e lebres devido a sua grande velocidade.

Alguns estudiosos afirmam que apesar de confirmada a origem egípcia da raça, há dúvidas quanto ao papel do Afeganistão no desenvolvimento do Afghanhound.

Perfil Clínico

O Afghanhound está propenso a apresentar:

Catarata
Alteração do cristalino do globo ocular, que se torna opaco, diminuindo a capacidade visual do animal portador da doença.

Sensibilidade a procedimentos anestésicos.

Resumo das características

Nacionalidade: Afeganistão
Porte: Grande
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Teimoso
Grau de Proteção: Moderado
Espaço Necessário: Grande
Altura Mín. – Max.: 63.5cm – 74cm
Peso Mínimo: 23 kg
Peso Máximo: 32 kg
Nível de Energia: Médio
Exercícios Diários: 45 minutos
Cor: Todas
Tipo de Pêlo: Longo, sedoso e leve
Troca de Pêlo: Moderado
Tosa: Não
Valor Estimado: R$ 400 à R$ 1000