Bedlington

Bedlington

Características da raça

Gracioso e com um aspecto delicado, o Bedlington Terrier lembra um carneirinho. Mas por trás da aparente fragilidade, esconde-se um cão ágil e valente, como um verdadeiro terrier. Amável e inteligente, gosta da convivência com crianças e pode ser treinado com facilidade.

Com um porte médio, o Bedlington Terrier não precisa de uma área muito espaçosa para viver, mas necessita de atividades físicas diariamente. Ele poderá até mesmo caçar pequenos animais fora de casa, mas consegue conviver com eles em família.

Sua pelagem dupla, de cor branca, areia ou fígado, requer alguns cuidados, como escovação freqüente e tosa.

Histórico

A origem do Bedlington Terrier não é muito conhecida, mas sabe-se que esta raça surgiu na Inglaterra, no século XIX, descendendo de Rothbury Terriers. Outros cruzamentos também podem ter contribuído para seu surgimento, envolvendo Whippets (para a velocidade) e Dandie Dinmont Terriers (para o tipo de pêlo), mas alguns especialistas não concordam.

Independente disso, o resultado foi uma raça ágil, capaz de caçar texugos, ratos, raposas e até mesmo lebres. No fim do século XIX, o Bedlington Terrier estava presente também nas pistas de exposição e nas famílias de nível social mais alto, conquistando fãs que até hoje se encantam com sua aparência singular.

Perfil Clínico

Bedlington Terrier está propenso a apresentar as seguintes doenças:

Displasia da retina
Má-formação na estrutura da retina. É uma doença congênita, e por isso os animais portadores dessa enfermidade devem ser retirados da reprodução para que não a transmitam para os filhotes.

Luxação de patela
Quadro em que ocorre um deslocamento da patela (osso correspondente ao nosso joelho). É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter uma regressão espontânea. Em casos graves é necessário procedimento cirúrgico. O tratamento varia de descanso absoluto até reconstrução cirúrgica da articulação.

Resumo das características

Nacionalidade: Inglaterra
Porte: Pequeno
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Fácil
Grau de Proteção: Pequeno
Espaço Necessário: Médio
Altura Mín. – Max.: 38cm – 44cm
Peso Mínimo: 8 kg
Peso Máximo: 10 kg
Nível de Energia: Elevado
Exercícios Diários: 45 minutos
Cor: Branca
Tipo de Pêlo: Duplo cacheado
Troca de Pêlo: Mínima
Tosa: Sim