Border Collie

Border Collie

Características da raça

Uma das raças mais inteligentes e obedientes, o Border Collie ainda é pouco conhecido no Brasil. É uma verdadeira “pilha” de energia pronta para ser gasta a todo momento. Por isso mesmo, precisa receber estímulos e desafios diários de seu proprietário para ter todas as suas necessidades atendidas.

Sendo um cão de pastoreio, o Border Collie gosta de perseguir outros animais e adapta-se bem a climas frios. Para isso, conta com uma pelagem de comprimento médio, que requer escovação duas vezes por semana.

Com um porte médio e obediência e agilidade marcantes, o Border Collie é a raça campeã na preferência dos praticantes de agility.

Histórico

O Border Collie surgiu na Grã-Bretanha por volta do século XIX, sendo descendente dos cães de trabalho da região. Naquela época, os cães de pastoreio tinham tendência a cercar os animais rodando em círculos e intimidando-os com latidos até conduzi-los ao pastor. Até que surgiu um cão capaz de pastorear sem latir e apenas com o olhar conduzir o rebanho: Hemp, considerado o “pai” do Border Collie.

Em 1906, foi definido o primeiro padrão da raça, que ao contrário dos padrões da maioria das raças, trazia mais a descrição das habilidades para o trabalho do que a descrição física propriamente. De fato, esta ênfase no perfil de trabalho vem modelando a raça desde então. Até 1915, a raça era conhecida simplesmente como “sheepdog”, quando foi batizada de Border Collie.

Perfil Clínico

O Border Collie pode apresentar as seguintes doenças:

Displasia coxo-femural
Alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas na locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades na locomoção.

Atrofia progressiva da retina
Perda gradativa da visão, que acontece a partir dos primeiros seis meses de idade e para a qual não existe tratamento. Caraterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira.

Resumo das características

Nacionalidade: Inglaterra
Porte: Médio
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Fácil
Grau de Proteção: Grande
Espaço Necessário: Grande
Altura Mín. – Max.: 45.7cm – 55.9cm
Peso Mínimo: 15.9 kg
Peso Máximo: 22.7 kg
Nível de Energia: Alto
Exercícios Diários: 60 minutos
Cor: Preto, vermelho, marcas tan e branco
Tipo de Pêlo: Médio e reto
Troca de Pêlo: Moderado
Tosa: Alguma
Valor Estimado: R$ 800 à R$ 1500