Como agir em casos de acidente de animais domésticos?

Como agir em casos de acidente de animais domésticos?

Quem tem animaizinhos de estimação em casa sabe o quanto eles são importantes e o quão atormentador pode ser um acidente que atente contra a vida dos bichanos. Por isso, é fundamental estar atento e saber como proceder diante desses casos.

Ingestão de materiais de limpeza, atropelamentos, briga com outros bichos, queimadura, são alguns dos possíveis acidentes aos quais eles estão sujeitos. A seguir algumas das orientações em casos como esses para o melhor atendimento dos nossos animais.

1 -Em caso de mordidas de outros bichos – Primeiramente, deve-se desinfetar a região da mordida. Em seguida, aplique uma bolsa de gelo. Certifique-se de que o animal que atacou estava vacinado e leve o quanto antes para o veterinário.

2 -Em caso de queimaduras por fogo, apague as chamas com um cobertor e depois coloque uma compressa fria. O atendimento em uma unidade de saúde deve ser feito também o quanto antes.

3 -Em ocorrência de envenenamento, na ingestão de pesticidas, água sanitária ou algo do gênero, pode ser que você não consiga evidenciar sintomas de imediato. Nesse caso, é importante que você se atente ao comportamento do animal para que tome as providências de encaminhamento médico o quanto antes. Salivação excessiva, lágrimas nos olhos, diarreia, vômitos podem ser sinais que evidenciam essas situações,portanto, esteja de olho.

4 -Na hipótese de acidentes com fios e tomadas, principalmente com luzes de Natal, por exemplo, é necessário que você procure retirar o fio da tomada com algo de madeira e um calçado de borracha, para afastá-lo da corrente elétrica sem que você também acabe levando um choque.

5 -Cortes e feridas também devemos estar de olho. Se a ferida aparentar ser muito funda ou em algum lugar com muita vascularização, procure o veterinário de imediato. Em caso de cortes menores, estanque a ferida com uma gaze até que esteja estancado o sangue.

6 -Em picadas de insetos, compressas frias e gelo devem ser utilizados para absorver o veneno. Para retirada do ferrão, o ideal é que o procedimento seja realizado pelo veterinário.

É importante salientar que esses são só alguns dos passos iniciais que devem ser tomados. Precisa ser repetido insistentemente que o atendimento veterinário é fundamental em todos os casos e sempre com o máximo de urgência para evitar sofrimento e risco de morte dos animais.