Doces e chocolate podem ser um veneno para seu cachorro no Natal.

Doces e chocolate podem ser um veneno para seu cachorro no Natal.

No Natal, a intoxicação por chocolate é um risco real para os animais domésticos – até quatro vezes maior do que em outras épocas do ano. Um estudo descobriu centenas de casos de cachorros que precisaram de tratamento veterinários estão tentando alertar as pessoas para colocarem as sobremesas fora de alcance dos bichos. Os animais gostam do sabor do chocolate, mas isso pode deixá-los doentes, mesmo quando ingerido em pequenas quantidades.
“As pessoas precisam saber que o chocolate é um problema em potencial. E que devem ficar atentas com seus presentes de chocolate no período de festas”, diz Philip Jones, especialista em epidemiologia veterinária e saúde públicana Universidade de Liverpool, na Inglaterra. “Se o cachorro comer chocolate, é preciso informar o veterinário. E dizer quanto chocolate e de que tipo o cachorro comeu.”
Intoxicação A substância teobromina, encontrada no cacau, é metabolizada mais lentamente nos cachorros e nos gatos. Isso pode levar a doenças, aumento na frequência cardíaca, agitação e, eventualmente, morte.
O estudo analisou registros eletrônicos de saúde de 200 clínicas veterinárias do Reino Unido – 10% do total – entre 2012 e 2017 e descobriu que a intoxicação por chocolate nos cachorros era quatro vezes mais frequente no Natal do que em outras épocas do ano. O risco era metade do registrado na Páscoa, mas não havia diferença em relação ao dia dos Namorados e ao Dia das Bruxas. Vômito foi o sintoma mais comum de intoxicação por chocolate, seguido de agitação e aumento da frequência cardíaca.
Ainda segundo o estudo, cachorros filhotes e jovens eram mais propensos a fuçar no chocolate e ficar doentes. Na maioria dos casos, apenas pequenas quantidades foram consumidas. Mas havia exceções, como um cachorro que comeu um grande número de ovos de páscoa escondidos em um jardim para uma festa infantil. O tipo de tratamento para intoxicação depende do tempo transcorrido desde que o bicho comeu o chocolate. Ele pode tomar remédio para induzir o vômito e carvão ativado para interromper absorção de substância tóxica. Também pode precisar de outras medicações para combater os efeitos tóxicos no coração.